Membros

Arquivo Nacional do Som

A estrutura de missão Arquivo Nacional do Som — Equipa de Instalação foi criada em 2019 para proceder aos trabalhos necessários à elaboração de um documento técnico que sustentasse o desenho e construção do futuro arquivo de som português. Desde a sua constituição, a equipa tem trabalhado no sentido de recensear as boas práticas internacionais, conhecer em detalhe a realidade patrimonial nacional, e elaborar um relatório final com propostas concretas para a estrutura a criar. Desde aí, tem feito o acompanhamento técnico da implementação do Arquivo.

Morada: Alameda da Universidade, Edifício da Torre do Tombo
1649-010 Lisboa – Portugal

Website: https://arquivonacionaldosom.gov.pt/

Biblioteca Nacional de Portugal

A Coleção de Música da Biblioteca Nacional de Portugal é um dos mais importantes acervos musicais existentes em Portugal, especialmente relevante para a investigação histórica e musicológica. Conta com mais de 200 000 espécies dos séculos XIII a XXI e de produção maioritariamente portuguesa, compreendendo, para além de partituras impressas e manuscritas, livros e periódicos de temática musical, libretos, programas, cartazes, fotografias, arquivos pessoais e institucionais diversos e outros materiais associados à produção musical e discográfica.

Morada: Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa – Portugal

Website: https://www.bnportugal.gov.pt/

Casa Memória Lopes-Graça

A Casa Memória Lopes-Graça, inaugurada em 2008, contempla inúmeros objetos e documentos pessoais do músico e compositor. Lopes-Graça, ilustre figura da música portuguesa do século XX, nasceu a 17 de dezembro de 1906, precisamente neste edifício situado na Rua Dr. Joaquim Jacinto, em Tomar. Além da ligação intrínseca à cultura, foi também jornalista, tendo inclusivamente fundado o Jornal A Acção, em 1928, e publicado artigos para a revista “Música”, no Conservatório de Lisboa. O edifício dedicado ao artista foi doado em 1999 à Câmara Municipal de Tomar por Rui Manuel Dias da Costa. No início do século XXI, procederam-se obras para a recuperação e requalificação do espaço. A Casa Memória contempla um centro documental e artístico, contendo a certidão de nascimento, partituras, peças musicais, assim como recortes de imprensa, livros, fotografias, gravações e outras obras que traduzem o trabalho e importância de Lopes-Graça.

Morada: Rua Dr. Joaquim Jacinto, 25
2300-577 Tomar – Portugal

Website: https://www.visit-tomar.com/

Casa-Museu Amália Rodrigues

Por vontade de Amália, a Fundação Amália Rodrigues, instituída por testamento em 1997 e fundada a 10 de dezembro de 1999, afirma-se como uma instituição cultural e social, reconhecida a nível nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido em termos de preservação, estudo e divulgação da vida e obra de Amália Rodrigues. Além da Casa-Museu, gere os direitos de nome e imagem de Amália Rodrigues, no sentido de poder cumprir a sua missão – auxiliar instituições de beneficência e solidariedade social, nomeadamente a Casa do Artista e o Centro Sociocultural do Brejão.

Morada: Rua de São Bento, 193
1250-219 Lisboa – Portugal

Website: https://amaliarodrigues.pt/pt/home/

Hot Clube de Portugal

O que começou como reuniões de entusiastas de Jazz evoluiu para organizar, de forma mais ou menos informal, sessões de jazz com músicos portugueses e estrangeiros que, estando de passagem por Lisboa, eram convidados a juntar-se. Com o terreno preparado para fundar um clube de Jazz, este grupo liderado por Luiz Villas-Boas passou ao passo seguinte: a sua formalização. A 16 de Março de 1950 foram aprovados os Estatutos do Hot Clube de Portugal com o slogan “Divulgação da Música de Jazz”. O Hot Club é um dos mais antigos clubes de jazz da Europa e é com certeza aquele que se mantém a funcionar ininterruptamente há mais anos.

Morada: Travessa da Galé 36, 1º
1300-263 Lisboa

Website: https://hcp.pt/

Museu da Música de Coimbra

O Museu da Música de Coimbra tem como objectivo oferecer à cidade um equipamento cultural que visa a reunião, preservação e divulgação de elementos patrimoniais materiais e imateriais relacionados com a história da música de Coimbra, do país e do mundo.

Morada: Rua francisco Salgado Zenha 18, Santo António Olivais
3030-388 Coimbra – Portugal

Website: https://www.musmuscbr.pt/

Museu da Música Mecânica

O Museu da Música Mecânica foi inaugurado a 4 de outubro de 2016 e encontra-se localizado na Quinta do Rei, no concelho de Palmela. Acolhe um acervo constituído por todas as tipologias da música mecânica, desde finais do séc. XVIII até aos anos 50 do séc. XX, distribuídas por três galerias e três antecâmaras. A sala Edison foi idealizada para a realização de exposições temporárias. O museu conta ainda com um auditório de 72 lugares. Encontra-se aberto aos sábados, domingos e feriados de tarde, e o público acompanha uma visita guiada com a audição de instrumentos ao vivo. Os dias de semana são reservados às marcações de visitas guiadas para grupos de todas as faixas etárias. De um modo geral, as pessoas vêm ao museu motivadas pela curiosidade em conhecer instrumentos musicais que nunca teriam visto. Mas, à medida que a visita lhes proporciona tomar com eles contacto e, principalmente, ouvir os sons únicos de tempos idos, manifestam-se as mais diversas reações de surpresa e felicidade, estampadas nos rostos de cada visitante.

Morada: Quinta do Rei – Rua dos Alegrias
2955-281 Palmela – Portugal

Website:https://museudamusicamecanica.com/

Museu da Música Portuguesa

O Museu da Música Portuguesa — Casa Verdades de Faria é um espaço cultural de referência associado à identidade musical, que procura fazer o enquadramento histórico e cultural da música portuguesa, sobretudo nos séculos XX e XXI. Tem como acervos fundadores os espólios do etnólogo Michel Giacometti e do compositor Fernando Lopes-Graça, que estabeleceram a linha de base do programa do museu. Promover os espólios que nos estão confiados no sentido da sua valorização e apresentação pública, por meio da investigação, das exposições, conferências e concertos para um público alargado é a missão do museu.

Morada: Av. de Sabóia, n.º 1146
2765 -580 Estoril

Website: https://cultura.cascais.pt/list/museu/museu-da-musica-portuguesa-casa-verdades-de-faria

Museu da Terra de Miranda

Ao longo dos séculos, a Terra de Miranda tem-se destacado pelas suas manifestações culturais, de que são expressão maior o trajo ancestral, as crenças rituais e a predominância de uma língua própria – a Língua Mirandesa. De tudo isto, e muito mais, se faz o Museu da Terra de Miranda. Ao longo dos séculos, a Terra de Miranda tem-se destacado pelas suas expressões culturais, na habitação, nos hábitos agro-pastoris, no trajo ancestral em que dominavam a lã e o linho, no calçado, na caça e na pesca em que perduram hábitos milenários junto dos rios, nos instrumentos de trabalho, nos adornos pessoais, nas diversas formas de artesanato (ferro, madeira, cestaria, couro, linho e lã), na alimentação, nas crenças rituais e na fala, com a predominância de uma língua própria – a Língua Mirandesa.

Morada: Praça D. João III, 2
5210-190 Miranda do Douro – Portugal

Website: https://www.museuterrademiranda.gov.pt/

Museu das Máquinas Falantes

O Museu das Máquinas Falantes é porventura o mais recente projeto museológico português dedicado ao património sonoro e da radiodifusão. Parte de uma coleção privada reunida por um antigo funcionário da Emissora Nacional/RDP (José Madeira Neves), posteriormente adquirida pelo Município de Alcobaça, cujo acervo museológico constitui uma indubitável relevância patrimonial, histórica, científica e museológica no contexto nacional, quer ao nível da sua escala museal (dimensão quantitativa: 5331 objetos), quer no que toca à sua feição temática e de especialização (dimensão qualitativa: ecletismos do acervo que vai da componente mecânica à radiodifusão e telecomunicações). Em alguns segmentos, podendo mesmo assumir uma posição central em Portugal (ex. suportes sonoros/fonogramas).

Morada: (Não tem)

Website: (Não tem)

Museu de Etnomúsica da Bairrada
&
Radiolândia — Museu do Rádio

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município de Oliveira do Bairro, engloba, atualmente, a Radiolândia — Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, focado na temática do rádio, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, que se dedica à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical. Além destes museus ligados à coleção de som e de música, contemos a Fábrica Cerâmica Rocha, uma importante e histórica fábrica do nosso concelho, nascida em 1902 e hoje extinta, e que é um local de preservação do património, sobretudo, edificado. Entendemos que devemos promover, nos Museus e Núcleos Museológicos, projetos que proporcionem o desenvolvimento cultural, em especial relacionados com o desenvolvimento integrado, valorizando o património do concelho de Oliveira do Bairro, da Bairrada, da região e do país.

Museu da Etnomúsica:

Morada: Rua Jaime Pato
3770-410 Troviscal – Portugal

Website: https://www.cm-olb.pt/p/museu_etnomusica

Radiolândia:

Morada: Rua Jacinto dos Louros, n.º 10
3770-013 Bustos – Portugal

Website:https://www.cm-olb.pt/p/radiolandia

Museu do Fado

Inteiramente consagrado ao universo da canção urbana de Lisboa, o Museu do Fado celebra o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural e a sua importância como fonte de inspiração e de troca intercultural entre povos e comunidades. O universo intangível do fado tem constituído um pressuposto central dos desígnios do Museu, estruturado no diálogo aberto com os protagonistas do universo do fado. Na sua arte e no seu talento criativo este património imaterial do fado continua hoje, como ontem, a construir-se e a recriar-se, para nosso encantamento, nos circuitos de um imenso museu sem paredes, que se abre de Lisboa ao Mundo.

Morada: Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa

Website: https://www.museudofado.pt/

Museu do Cante

Dedicado ao Cante Alentejano, manifestação inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco e da qual Serpa é a comunidade representativa, o Museu do Cante é um projeto municipal que tem como missão contribuir para a salvaguarda do Cante Alentejano.

Morada: Rua dos Cavalos, 12
7830-341 Serpa – Portugal

Website: https://www.cm-serpa.pt/pt/menu/767/museu-do-cante.aspx

Museu Nacional da Música

O Museu Nacional da Música é uma instituição tutelada pela Direção-Geral do Património Cultural que salvaguarda uma das mais ricas coleções instrumentais da Europa, além de diversos acervos de partituras, fonogramas, iconografia, bibliografia e documentação vária relacionada com o universo da música. Tem como missão conservar, estudar e comunicar os seus bens culturais, assim promovendo o património musical em sentido lato. Esta missão tem sido desenvolvida, entre outras atividades, em ações de conservação e restauro e de incorporação de novos espécimes, em projetos de investigação e de edição de publicações, bem como na promoção e realização de encontros científicos, exposições temporárias, atividades educativas e recitais. Encontra-se em fase de finalização o novo projeto museográfico para as novas instalações do museu no Real Edifício de Mafra. Entre outros projetos, está também em desenvolvimento a publicação de um manual de procedimentos de documentação e de inventariação de coleções de instrumentos musicais.

Morada: Rua João de Freitas Branco, Estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos
1500-359 Lisboa – Portugal

Website: http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/?lang=pt

Museu Nacional de Etnologia

O Museu Nacional de Etnologia tem como património cultural, além de várias coleções etnográficas reunidas no âmbito das pesquisas realizadas desde 1947 (MEMEUP, CEE, CEAC), vastos arquivos de imagens, de registos fílmicos e registos sonoros, contemplando, no caso destes, expressões musicais populares de Portugal (registos de música tradicional realizados por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, por Michel Giacometti e por Vergílio Pereira, entre outros) e de outros países (Angola, Brasil, Camarões, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor). Este conjunto de fundos documentais constitui o objeto de trabalho do Arquivo Sonoro, promovendo a sua conservação, digitalização, estudo e disponibilização pública.

Morada: Avenida da Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa – Portugal

website: https://mnetnologia.wordpress.com/

Museu Nacional dos Coches

A 23 de maio de 1905 foi inaugurado em Lisboa o «Museu dos Coches Reaes», iniciativa da rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança, princesa de França e casada em 1886 com o futuro rei de Portugal D. Carlos I. Reunindo uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa, a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares, o Museu Nacional dos Coches apresenta um excelente conjunto que permite ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel. Entre outros instrumentos musicais, destaca-se na coleção do MNC a coleção da chamada “Charamela Real”, constituída por 22 trombetas e 4 timbales, atualmente em investigação.

Morada: Avenida da Índia, 136
1300-300 Lisboa

Website: http://museudoscoches.gov.pt/pt/

Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

Por vontade d’El-Rei D. Manuel II, expressa no seu testamento de 20 de Setembro de 1915, foi criada a Fundação da Casa de Bragança em 1933, um ano após a sua morte ocorrida a 2 de Julho de 1932. O último Rei de Portugal quis preservar intactas as suas colecções e todo o património da Casa de Bragança, pelo que deixou ainda outros elementos para precisar o seu intuito inicial e legar todos os bens sob a forma do Museu da Casa de Bragança, “à minha Pátria bem amada”.

Morada: Terreiro do Paço, Paço Ducal
7160-251, Vila Viçosa

Website: https://www.fcbraganca.pt/

SBIDM, Universidade de Aveiro / INET-md Aveiro

As coleções da Universidade de Aveiro são essencialmente compostas por doações privadas. Atualmente são formadas por onze coleções com vários milhares de objetos. No universo da música, os SBIDM estão articulados com o INET-md, pólo de Aveiro, no âmbito de múltiplos projetos de investigação. Em 2005 destaca-se uma doação do crítico de jazz José Duarte. Entre os anos de 2010 e 2013 outras cinco coleções foram adicionadas, como por exemplo o espólio do compositor Frederico de Freitas (composto por cerca de 1500 documentos); uma coleção de discos de goma-laca (com mais de quatro mil discos de goma-laca de 78rpm, doados pelo colecionador José Moças); uma coleção de 23 instrumentos musicais doada pelo construtor e “violeiro” Joaquim Domingos Capela.

Morada: Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Website: https://www.ua.pt/

Sociedade de Geografia de Lisboa

O Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa abriu pela primeira vez as suas portas ao público em 1884. Ao longo dos cerca de 140 anos de existência, o Museu tem vindo a enriquecer as suas colecções, embora o período entre 1875 e 1900 deva ser destacado como um dos mais importantes. Este caracterizou-se por uma política de aquisições, com contextos de recolha diversificados: de missionários, comerciantes, exploradores, militares ou ainda no âmbito das exposições internacionais dos meados e finais de Oitocentos. O Museu detém no seu acervo um grande número de objectos de arte — mobiliário, pintura, escultura, painéis de azulejos e vitrais, bem como um corpo significativo de instrumentos musicais de diversas proveniências — assim como alguns instrumentos científicos, espólios de militares, exploradores e sertanejos.

Morada: Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa – Portugal

Website: https://www.socgeografialisboa.pt/